Leonardo da Vinci na sua casa sábado à noite?


Ou quem sabe você prefira Dante Alighieri ou Nicolau Maquiavel? Brincadeiras à parte, estas são as personalidades italianas impressas nas embalagens das pizzas da Bella Capri que são entregues no delivery ou balcão.

A ideia de estampar famosos italianos junto com sua biografia, surgiu há alguns anos para que as pessoas pudessem ter um pouco de cultura junto com sua pizza favorita.

Por enquanto são estes os nomes que fazem parte do “hall de italianos famosos das embalagens”, mas achamos que existem outros italianos que também merecem destaque como Michelangelo, Vivaldi, Caravaggio, Pirandello, entre outros. Quer nos ajudar a escolher? Então saiba mais sobre eles:

Leonardo da Vinci

(15 de abril de 1452 a 2 de maio de 1519)

Foi um dos principais artistas e intelectuais da Renascença italiana e é mais conhecido por suas obras mais famosas: “A Última Ceia” e a “Mona Lisa”.

Nascido na cidadezinha de Anchiano, foi um pintor, escultor, arquiteto, inventor, engenheiro militar e desenhista.

Com uma mente curiosa e intelecto aguçado, da Vinci estudou as leis da ciência e da natureza, que influenciaram muito o seu trabalho.

Suas ideias influenciaram inúmeros artistas e fizeram de Da Vinci uma das principais luzes do Renascimento italiano.

Além das pinturas, uma das obras mais conhecidas do gênio é o “Homem Vitruviano”, desenhado em 1490, que mostra uma figura masculina em duas posições sobrepostas, com os braços e as pernas afastados dentro de um quadrado e um círculo. O esboço representa o estudo de proporções de Leonardo, bem como seu desejo de relacionar o homem à natureza.

Nicolau Maquiavel

(03 de maio de 1469 a 21 de junho de 1527)

O diplomata italiano Niccolò Machiavelli, ou Maquiavel, é mais conhecido por escrever “O Príncipe”, um manual para políticos inescrupulosos que inspirou o termo “maquiavélico” e estabeleceu seu autor como o “pai da teoria política moderna”.

Nascido Florença, Maquiavel foi diplomata por 14 anos na República Florentina da Itália durante o exílio da família Medici. Quando a essa família retornou ao poder em 1512, Maquiavel foi demitido e preso. Além de “O Príncipe” ele também escreveu vários poemas e peças como “O tratado Sobre a Arte da Guerra (1521), e o “Mandrágico” de 1524, satírico.

Dante Alighieri

(1265 a 1321)

Poeta, escritor e pensador político nascido em Florença, Dante escreveu a trilogia poética “A Divina Comédia”, que causou forte impressão na literatura e na teologia. A obra retrata os três níveis da pós-vida cristã: o purgatório, o céu e o inferno. Este poema, um grande trabalho de literatura medieval, é considerado a maior obra de literatura composta em italiano.  Trata-se de uma visão cristã filosófica do destino eterno da humanidade.

Dante é visto como o pai do italiano moderno e suas obras floresceram desde antes de sua morte.

E agora os que ainda não estão nas embalagens:

Michelangelo

(6 de março de 1475 a 18 de fevereiro de 1564)

Michelangelo é amplamente considerado como o artista mais famoso do renascimento italiano. Entre suas obras estão as estátuas “Davi” e “Pietá” e os afrescos da Capela Sistina.

Pintor, escultor, arquiteto e poeta, Michelangelo di Lodovico nasceu na cidade de Caprese, em uma família simples.

Ele tornou-se aprendiz de pintor antes de estudar nos jardins de esculturas da poderosa família Medici. O que se seguiu foi uma notável carreira como artista, reconhecido em seu próprio tempo por seu virtuosismo artístico.

Embora ele sempre tenha se considerado um florentino, Michelangelo viveu a maior parte de sua vida em Roma, onde morreu aos 88 anos.

Vivaldi

(4 de março de 1678 a 28 de julho de 1741)

Antonio Vivaldi foi um compositor dos séculos XVII e XVIII que se tornou uma das figuras mais renomadas da música clássica europeia.

Nascido Veneza, Antonio Vivaldi foi ordenado sacerdote, embora preferisse seguir sua paixão pela música.

Foi um compositor prolífico que criou centenas de obras e ficou famoso por seus concertos em estilo barroco, tornando-se um inovador das formas e padrões musicais.

Sua obra mais famosa é uma série de quatro concertos para violino e orquestra chamada de “As quatro estações” . Ele também era conhecido por suas óperas, incluindo Argippo e Bajazet.

A música de Vivaldi tem sido amplamente executada desde a Segunda Guerra Mundial. A composição coral “Gloria”, é muito famosa e regularmente executada nas celebrações de Natal em todo o mundo.

Pirandello

(28 de junho 1867 a 10 de dezembro 1936)

Luigi Pirandello foi um dramaturgo, romancista e contista nascido em Agrigento (região da Sicília) que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1934.

Com sua invenção do “teatro dentro do teatro”, Luigi Pirandello tornou-se um importante inovador no drama moderno.

Pirandello escreveu mais de 50 peças, e suas maiores obras são: “Seis Personagens em Busca de um Autor” (1921) e “Henrique IV” (1922), ambos tornaram Pirandello amplamente conhecido e influente, além ajudá-lo a ganhar o Prêmio Nobel em 1934.

E aí? Qual deles você acha que merece estar nas embalagens das pizzas da Bella Capri? Sugira seu italiano preferido pra gente!


DEIXE SEU COMENTÁRIO

avatar
  Subscribe  
Notify of

Leia Também

Leonardo da Vinci na sua casa sábado à noite?

Ou quem sabe você prefira Dante Alighieri ou Nicolau Maquiavel? Brincadeiras à parte, estas são as personalidades italianas impressas nas embalagens das pizzas da Bella Capri que são entregues

CONTINUE LENDO

Conheça o plano de carreira da Bella Capri

Já pensou em trabalhar em uma empresa na qual você tem chances reais de subir na hierarquia? Chamado de “plano de carreira” esta ferramenta é usada em empresas que

CONTINUE LENDO

Faça uma viagem gastronômica com as pizzas da Bella Capri

Que tal fazer um passeio pelas cidades mais belas da Itália como Roma, Gênova, Florença e Milão? E você nem precisa sair da cidade. É que a Bella Capri se

CONTINUE LENDO