Ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não foi inventada na Itália. Sua origem começou há seis mil anos com os antigos hebreus e egípcios que misturavam água e farinha. Eles chamavam essa massa de o “pão de abrahão” que era muito parecido com o pão sírio que conhecemos hoje.
Com o tempo, mais povos foram introduzindo ingredientes nesta receita. Três mil anos antes de Cristo, por exemplo, os fenícios adicionaram carne e cebola à mistura.
Na idade média, os turcos muçulmanos também consumiam essa massa e, durante as Cruzadas, essa receita foi parar no porto de Nápoles, Itália.
Nessa época a massa e os ingredientes eram temperados apenas com ervas locais. A chegada do molho de tomate veio um pouco depois através dos espanhóis que o trouxeram da América.
Em 1700 seu formato foi mudado de quadrado e fechado (como um calzone) para redonda e aberta.
Foi no ano de 1889 que o cozinheiro real Rafael Esposito teve a ideia de criar um novo prato para os reis Umberto I e a rainha Margherita. Para agradá-los, ele adicionou mussarela, tomate e manjericão à massa, as cores da bandeira da Itália. Até hoje essa receita é conhecida como Margherita.
Com o sucesso do prato, outros padeiros começaram a inventar variações para a pizza, adicionando novos ingredientes como alho, peixes, queijos e azeitonas.
A partir daí a pizza saiu de Nápoles e ganhou o mundo através dos imigrantes italianos que se espalharam para vários países, inclusive no Brasil.
Aqui, a criatividade do brasileiro faz com que a gente tenha uma das pizzas mais gostosas e variadas do mundo! E nós gostamos tanto deste prato que somente na cidade de São Paulo, são consumidas, por dia, um milhão de pizzas.
E mais: ela é tão querida que tem até uma dia só para ela: dia 10 de julho!
Agora diga a verdade: essa história deu uma vontade de comer uma pizza, não é mesmo?
Então não perca tempo e peça agora mesmo a sua preferida! Mussarela, Margherita, Portuguesa, Don Cacau e muitas outras estão esperando pelo seu pedido aqui na Bella Capri. Bom apetite!