É com grande satisfação que inauguramos este espaço dedicado ao franchising. Enquanto franqueador de uma rede de pizzarias e tendo a oportunidade de atuar como diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para o interior de São Paulo no biênio 2023-2024, tenho procurado contribuir com a defesa de um franchising ético e íntegro. É por isso que temos como desafio aproveitar esse canal de comunicação, gentilmente aberto pelo Diário da Região, para troca de informações que contribuam com a evolução do setor.
O franchising é uma das grandes forças da economia brasileira. O balanço divulgado pela ABF no início do ano mostra que o setor superou expectativas, cresceu 13,8% e chegou a faturar R$ 240,6 bi em 2023, além de gerar mais de 1,7 milhão de empregos diretos, com crescimento de 7,1%.
Por uma feliz conjunção de fatores, a cidade de São José do Rio Preto é conhecida em todo o Brasil como berço de franquias e é parte ativa desse cenário de pujança econômica. Apenas no primeiro trimestre deste ano Rio Preto registra 1.458 franquias, com faturamento de quase R$ 370 milhões, que é 20,8% maior que o equivalente ao mesmo período do ano anterior. São 12.325 pessoas trabalhando diretamente com o franchising na cidade.
Os números robustos deste primeiro trimestre validam nosso otimismo para um bom fechamento de resultados em 2024, seguindo a mesma tendência de alta que registramos nos dois anos anteriores. Em 2023, por exemplo, as franquias de Rio Preto faturaram pelo menos R$ 1,4 bilhão, que foi 11,71% a mais que 2022.
Neste universo de oportunidades é vital que o franchising seja uma atividade transparente com benefícios para franqueadores, franqueados, para toda a sociedade e, em especial, para a sobrevivência e evolução do negócios.
Quando o empreendedor procura um negócio seguro e confiável, sem grandes riscos, a franquia é a opção mais indicada. A expertise da franqueadora na condução do negócio dá a ele mais segurança na gestão do empreendimento e aumenta as chances de sucesso.
Se além de empreendedor você também quer transformar-se em franqueador, é necessário avançar mais. O franqueador precisa criar um ecossistema para seu negócio, criar escala, ter uma cadeia de processos, de logística e deve se empenhar em fornecer um suporte contínuo, orientações precisas e ferramentas para que o franqueado possa prosperar.
O objetivo de todos nós é que ambos sejam bem sucedidos e isso se dá através do apoio dado pelo associativismo, ações de educação empresarial e iniciativas de fomento de negócios.
Para o sucesso de todos é fundamental que o franchising no Brasil evolua para um modelo cada vez mais íntegro e ético, o que significa que tanto franqueadores quanto franqueados devem se comprometer com práticas comerciais transparentes e justas.
Vamos seguir juntos nesse propósito.
Guto Covizzi
Diretor da ABF Interior São Paulo e diretor de expansão da Covizzi Franchising